Homenagem

Rui Costa pode receber título de Cidadão Benemérito da Alba por contribuição à justiça social

Honraria foi proposta ao ministro pelo deputado estadual Euclides Fernandes

Foto: GOVBA
Foto: GOVBA

O deputado estadual Euclides Fernandes (PT) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de resolução que propõe a concessão do Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT).

A honraria é concedida pela Alba a personalidades com destaque por contribuições à liberdade, à justiça social e ao desenvolvimento político e socioeconômico da Bahia. O nome do título faz referência ao jurista e ex-parlamentar baiano João Mangabeira, símbolo da defesa do Estado democrático de direito.

Na justificativa do projeto, Euclides Fernandes afirmou que a homenagem reconhece a trajetória de Rui e suas contribuições às causas humanas e sociais.

“A presente proposição tem por finalidade conceder a Rui Costa dos Santos a honraria máxima desta Assembleia Legislativa, destinada a reconhecer personalidades que se destacam pela trajetória de compromisso com a democracia, a justiça social e o desenvolvimento do Estado da Bahia”, disse o parlamentar.

Trajetória política

Baiano, desenhista e economista, Rui Costa iniciou a vida política ainda jovem, participando da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, em 1980, ao lado de Jaques Wagner e outros militantes históricos que marcariam o cenário político estadual e nacional.

Em 2004, foi eleito vereador de Salvador. Em 2007, assumiu a Secretaria de Relações Institucionais da Bahia, atuando na articulação entre o governo estadual e os municípios.

Três anos depois, foi eleito deputado federal e, em 2012, licenciou-se para assumir a Secretaria da Casa Civil da Bahia, onde permaneceu até 2014.

No mesmo ano, foi eleito governador da Bahia, sendo reeleito em 2018 com ampla votação. Em dezembro de 2022, foi anunciado como ministro-chefe da Casa Civil do terceiro governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cargo que assumiu oficialmente em 2 de janeiro de 2023, no Palácio do Planalto.