
O Senado dos Estados Unidos aprovou na noite de terça-feira (28), por 52 votos a 48, um projeto de lei que prevê a anulação das tarifas de importação impostas pelo presidente Donald Trump aos produtos do Brasil.
O texto foi apresentado pelo democrata Tim Kaine, da Virgínia, que argumenta que não há emergência real que justifique a medida. Ele recebeu apoio de senadores republicanos, como Rand Paul, Thom Tillis, Lisa Murkowski, Susan Collins e Mitch McConnell.
Apesar do avanço no Senado, o projeto deve ser arquivado quando for analisado pela Câmara dos Deputados. Lá, os republicanos têm repetidamente votado para bloquear ações que encerrem as tarifas de importação de Trump.
Entenda
O projeto aprovado no Senado propõe revogar o estado de emergência nacional, mecanismo usado pelo presidente para impor tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros desde agosto, como resposta às decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) na ação da trama golpista.
A aprovação ocorre em um momento de avanço nas negociações entre Brasil e Estados Unidos. No último domingo (26), os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump se reuniram por cerca de 45 minutos, aumentando a expectativa de exportadores por uma possível redução ou anulação das tarifas.
As negociações entre os governos continuam em andamento.
Editado por Ane Catarine Lima


