Vereador Cláudio Tinoco. Foto: Divulgação/CMS
Vereador Cláudio Tinoco. Foto: Divulgação/CMS

O vereador Claudio Tinoco (União Brasil) criticou, por meio de um vídeo publicado nesta quarta-feira (3) em suas redes sociais, a apresentação dos primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio, realizada pelo Governo da Bahia na Avenida Paralela.

Segundo o vereador, os vagões estão sendo exibidos como uma espécie de publicidade após anos de atrasos no projeto. “Chegaram os trens do VLT, é verdade! Aqui, na Paralela, viraram troféus. Depois de 10 anos de promessa do PT, fizeram licitação em 2017, mudaram o modal em 2018, fizeram um contrato com o consórcio chinês para o monotrilho em 2019, disseram que as obras começariam e, seis meses depois, nada começou”, afirmou Tinoco.

Ele lembrou ainda a retirada dos trens tradicionais que atendiam a população do Subúrbio. “Tiraram os trens, vão fazer cinco anos da população do Subúrbio, sobretudo aqui em Salvador, sem os trens tradicionais do subúrbio. Valeu a pena a luta revelando as irregularidades naquele contrato no governo de Rui Costa. O cancelamento, nova licitação, as obras estão acontecendo e agora o governador Jerônimo traz aqui os primeiros trens”, disse.

Tinoco também criticou a origem dos novos equipamentos. “Esses aqui são bonitinhos, coloridos, não são novos, né? Desde 2012 estavam lá na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, eram para ter sido instalados lá para a Copa do Mundo em 2014, mas o Mato Grosso não quis mais, a Bahia comprou.”

Para ele, a apresentação dos trens não representa avanço imediato. “Esse é um troféu, é um troféu que está em exposição aqui, para todo mundo ver. Essa aqui é a praxe do PT na Bahia: prometer depois de 10 anos. Trazer os trens que ainda vão ter que ser testados, vão ter que aguardar a obra concluir. Quem sabe, em 2026, a gente vê o povo sendo atendido com o verdadeiro veículo leve sobre trilhos”, concluiu.