A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos (PSD), publicou nas redes sociais uma foto em que aparece montada em um boi. O registro, conforme legenda da publicação, teria ocorrido em sua terra natal, no município de Caetité.
A postagem, no entanto, foi alvo de críticas. A vereadora de Salvador, Marcelle Moraes (UB), emitiu nota de repúdio contra o gesto da chefe do Parlamento baiano. A legisladora soteropolitana, que se coloca como a vereadora dos animais, afirmou que o animal estava “visivelmente cansado”.
Além disso, continuou Marcelle, a atitude representa uma prática de exploração animal “incompatível com o papel de uma representante pública”. Ainda em sua nota, a vereadora afirmou que maus-tratos contra animais é crime, previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que prevê pena de detenção e multa para quem cometer abusos.
“É inadmissível que uma liderança que ocupa a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia seja protagonista de um ato que simboliza exploração e maus-tratos. Precisamos dar exemplo de respeito e compaixão, e não naturalizar práticas que ferem a dignidade animal”, declarou Marcelle.
Distrito de Maniaçu
A foto publicada pela presidente Ivana Bastos aconteceu durante agenda no distrito caetiteense de Maniaçu, onde ocorreram a 27ª Festa da Mandioca e a 1ª Expo Maniaçu.
Em sua publicação, a deputada explicou que os eventos promovem a valorização da cultura, arte e tradição dos agricultores familiares da comunidade local.