A líder da bancada de oposição na Câmara de Salvador, vereadora Aladilce Souza (PCdoB) pediu vista ao Projeto de Lei nº 175/2024, de autoria do prefeito Bruno Reis (UB), que altera a Lei de Ordenamento e Ocupação do Uso do Solo (Lous). O pedido ocorreu durante reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento e Planejamento e Meio Ambiente nesta quinta-feira (4).
A legisladora afirmou que o projeto representa interferência no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que ainda entrará em revisão. Além disso, ressaltou Aladilce, o projeto afetará diretamente ecossistemas como o Vale Encantado e áreas de proteção ambiental como Pituaçu, Mata dos Oitis e Manguezal do Rio Passa Vaca.
Entre os objetivos do PL nº 175, conforme apontou a legisladora, está a implantação de vias estruturantes do sistema viário urbano. Neste caso, o texto permitiria a construção de via cortando o Vale Encantado. A comunidade, por meio do SOS Vale Encantado, compareceu à Câmara para manter contato com os vereadores das comissões.
Os representantes da comunidade local manifestaram posição contrária à liberação de intervenção viária na reserva de Mata Atlântica. Aladilce ainda sugeriu aos vereadores uma visita à área.
Agora, com o pedido de vista da vereadora, uma nova reunião conjunta das comissões foi convocada para a próxima terça-feira (9), às 10h.