Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram um buzinaço na orla de Salvador na manhã deste domingo (20) em protesto contra as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as determinações, está o uso de tornozeleira eletrônica por Bolsonaro, investigado no inquérito da tentativa de golpe de Estado.
A manifestação começou no Jardim de Alah, onde um pequeno grupo se reuniu com carros e bandeiras do Brasil. De lá, os manifestantes seguiram em carreata pela orla da capital baiana com buzinas e palavras de ordem contra o STF e o presidente Lula (PT).
O deputado federal Capitão Alden (PL) participou do ato e publicou vídeos nas redes sociais.
“Bora, minha Bahia. Bora, meu Brasil. Vamos em 2026 ‘despetizar’ a Bahia e o Brasil. Estamos aqui no Jardim de Alah fazendo o nosso retorno às ruas”, declarou o parlamentar.
Já o deputado estadual Diego Castro (PL) classificou o protesto como uma “carreata pelo fim da tirania” e celebrou a mobilização. “Parabéns aos patriotas que vieram. O povo baiano vai retomar a dianteira nessa missão de resgate do nosso Brasil. Se Deus quiser, essa tirania vai ter um fim […] A Bahia tem direita e é Bolsonaro em 2026”, disse durante uma transmissão ao vivo no Instagram. Vale lembrar que Bolsonaro foi declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No mesmo vídeo, o deputado convocou os apoiadores para uma nova manifestação no próximo domingo (27), marcada para o Farol da Barra.