A Torcida Bamor, maior organizada do Bahia, emitiu um comunicado nesta segunda-feira (19) repudiando a pichação feita no muro do Terreiro Ilê Oxumarê, localizado na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. O ato de vandalismo aconteceu no domingo (18), antes da partida entre Bahia e Vitória, na Arena Fonte Nova.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram um suposto integrante da instituição escrevendo a sigla “TOB” [Torcida Organizada Bamor] na parede branca. No vídeo, o homem trajava camisa da agremiação.
Em nota, a Bamor afirma que a atitude não condiz com os princípios e história da entidade. Ainda ressalta que não compactua com intolerância religiosa e que, caso confirmada a participação de associado, serão aplicadas medidas cabíveis com base no estatuto.
Após a grande repercussão do ato de vandalismo, a instituição mandou pintar o muro, na tarde desta segunda-feira, cobrindo a pichação, conforme publicação do site Alô Juca.
Leia a nota na íntegra:
“A Torcida Bamor vem a público repudiar veementemente a atitude lamentável que está sendo divulgada pela mídia envolvendo a pichação em um terreiro de Candomblé. Reforçamos com absoluta firmeza que essa ação não condiz com os princípios, valores e a história da nossa Instituição.
A Bamor jamais será conivente com qualquer forma de intolerância religiosa ou desrespeito. Somos uma entidade composta por uma diversidade de membros, entre eles muitos que professam a fé do Candomblé e de outras religiões de matriz africana, todas merecedoras de respeito e liberdade de culto.
Diante da gravidade do ocorrido, informamos que iremos apurar os fatos com rigor e total responsabilidade, e caso seja constatada qualquer ligação de membros ativos ou associados com esse ato, serão tomadas todas as medidas cabíveis, conforme determina nosso estatuto.
Reafirmamos nosso compromisso com o respeito às religiões, à liberdade de crença e ao bem coletivo. A Torcida Bamor sempre prezou e continuará prezando pelo zelo de qualquer patrimônio público ou privado, bem como pela construção de uma sociedade mais justa e respeitosa.
Ressaltamos que nos encontramos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir e abertos ao diálogo sempre que necessário. Nosso compromisso é manter uma comunicação transparente e respeitosa, buscando sempre o entendimento e a melhor solução para todos.
TORCIDA BAMOR NOVA ERA
NINGUÉM NOS VENCE EM VIBRAÇÃO”
Leia também: Integrante de torcida organizada do Bahia picha muro de terreiro na Vasco da Gama
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.