Um show realizado em uma balsa na Praia da Ribeira, na Cidade Baixa de Salvador, na tarde deste domingo (31), terminou em susto. A embarcação onde ocorria o evento naufragou e parte dos equipamentos ficaram submersos. Nas imagens que circulam nas redes sociais é possível ver várias pessoas tentando salvar instrumentos e caixas de som.
Procurada pelo PS Notícias, a Capitania dos Portos informou que a realização do evento não foi previamente comunicada, contrariando as normas vigentes. Em decorrência ao acidente, a Marinha do Brasil informou que medidas estão sendo adotadas para identificar os responsáveis e aplicar as punições que cabem à autoridade marítima.
Até o momento, não há informações de feridos e nem detalhes sobre o que provocou o naufrágio.
Um vídeo gravado no local mostra os momentos de aflição durante o naufrágio. Também é possível ouvir testemunhas afirmarem se tratar de uma festa de aniversário de um blogueiro.
Assista:
Leia a nota da Capitania do Portos:
“A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), informa que tomou conhecimento, na tarde deste domingo (31), de um incidente envolvendo uma balsa na Praia da Ribeira, em Salvador. O fato chegou ao conhecimento da CPBA por meio de vídeo divulgado nas redes sociais.
Nas imagens, observa-se que a embarcação participava de um evento náutico quando sofreu um naufrágio parcial. Até o momento, não há registro de feridos em decorrência do ocorrido.
A CPBA esclarece que não foi previamente comunicada sobre a realização do referido evento, conforme exigido pelas normas vigentes. Tal comunicação é obrigatória e de responsabilidade exclusiva do organizador. Diante do fato, estão sendo adotadas medidas para identificar os responsáveis, com vistas à aplicação das providências cabíveis no âmbito das atribuições da Autoridade Marítima.
ESCLARECIMENTOS
De acordo com as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), a realização de eventos náuticos em águas jurisdicionais brasileiras depende de autorização prévia da Capitania dos Portos competente. Para obtê-la, os organizadores devem apresentar solicitação formal dentro do prazo estipulado, acompanhada de plano de segurança, informações sobre embarcações, percurso, estimativa de participantes, além da comprovação de que os condutores estejam habilitados e as embarcações em condições seguras de operação.
COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO
A CPBA reforça a importância da participação cidadã no esforço de fiscalização, incentivando o envio de registros (fotos e vídeos) de ocorrências para o canal de Ouvidoria, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (71) 3507-3777. Situações de emergência marítima ou fluvial devem ser comunicadas imediatamente pelo número 185 (SALVAMAR LESTE)”.