Mutirão de serviços

Cajazeiras recebe mutirão de atendimento a vítimas de racismo e intolerância religiosa

Ação levará serviços de apoio, orientação e registro de denúncias para as vítimas

Foto: Sepromi
Foto: Sepromi

Na próxima segunda-feira (22), o bairro de Cajazeiras, em Salvador, recebe um mutirão voltado ao atendimento de vítimas de racismo e intolerância religiosa. A ação acontece das 7h às 17h, no Campo da Pronaica, e contará com diversos serviços.

Ao longo do dia, serão oferecidos acolhimento psicossocial, escuta qualificada, orientação jurídica e registro de ocorrências. Assim, o objetivo é fortalecer a rede de proteção e garantir apoio a vítimas de discriminação racial ou religiosa.

Organizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), por meio do Centro de Referência Nelson Mandela (CRNM), o evento marca ainda a entrega da nova unidade móvel da instituição, prevista para 9h. O veículo vai reforçar o atendimento itinerante em diferentes regiões da Bahia.

O mutirão conta ainda com o apoio da Delegacia de Combate ao Racismo (Decrin), da Ronda Ominira e da Defensoria Pública do Estado.

Desde 2023, o CRNM registrou 296 casos: 199 de racismo, 83 de intolerância religiosa e 14 de outras denúncias correlatas. Dessa forma, neste período, as ações alcançaram 20 Territórios de Identidade e 53 municípios baianos.

Assim, os atendimentos do CRNM acontecem regularmente na sede da unidade, localizada na Avenida Manoel Dias da Silva, 2177, Pituba, em Salvador. Além disso, eles também são realizados por meio do serviço itinerante da unidade móvel, que percorre todo o estado.