Promover a autoestima e reforçar o empoderamento. Esses são os objetivos do Coletivo Viver Mais, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social no Bairro da Paz. No projeto essas mulheres encontram uma razão para viver mais e melhor.
É no Conselho de Moradores do bairro que todas às segundas e quartas acontecem as atividades do coletivo, que tem mais de 100 mulheres inscritas. Nele as participantes têm aulas de aeróbica, fit dance, desfile de moda e oficinas artísticas. Além disso, elas também participam do coral Canto para Viver, onde se apresentam em eventos que acontecem no Bairro da Paz.
Criado há 4 anos pela líder comunitária e assistente social, Vanessa Rocha. Ela conta o que a motivou a criar o projeto. “O projeto foi criado após perceber que algumas mulheres não tinham condições de pagar uma academia. Logo, notei a necessidade delas e criei o coletivo”.
Para Vanessa, para além de um momento de descontração, o coletivo é uma forma que as mulheres encontram para se cuidarem física e psicologicamente. “Um dos grandes impactos do projeto na vida dessas mulheres é que, antes elas iam muito para os postos de saúde. Já com o projeto essa realidade mudou. Além disso, aqui é onde elas encontram apoio”.
O Coletivo Viver Mais não conta com ajuda de recursos públicos. Diante disso, essas mulheres contam com a solidariedade da comunidade para manter o projeto vivo.