Vídeo de I.A

Falso vídeo mostra Arcebispo de Salvador pedindo doações na internet

Essa é a segunda vez que um conteúdo falso é atribuído ao Arcebispo

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Arquidiocese de Salvador publicou, nesta segunda-feira (26), um comunicado alertando aos fiéis sobre um falso vídeo atribuído ao Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador, onde ele aparece pedindo doações para uma criança internada.

No vídeo, feito a partir de Inteligência Artificial (IA), o religioso conta que uma família precisa de dinheiro para comprar um medicamento até o dia 30. Não demorou para que a fake news se espalhasse, e a Arquidiocese de Salvador precisasse se pronunciar. Essa é a segunda vez que um conteúdo falso é atribuído ao Arcebispo.

Na conta oficial, a Arquidiocese esclareceu que os fiéis não devem compartilhar o vídeo, nem fazer doações. “Reforçamos: nossas campanhas são divulgadas somente pelos canais oficiais da Arquidiocese”, declarou em redes sociais.

Confira a nota na íntegra:

“A Arquidiocese de São Salvador da Bahia informa que está circulando, novamente, em redes sociais e aplicativos de mensagens, um segundo vídeo falso no qual, supostamente, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, solicita ajuda financeira para o tratamento de uma criança.

Assim como no caso anterior, trata-se de uma falsificação produzida por meio de inteligência artificial (IA). O novo vídeo, assim como o anterior, não foi gravado nem autorizado por Dom Sergio da Rocha ou por qualquer organismo oficial da Arquidiocese. Reiteramos que essa iniciativa é fraudulenta e orientamos com veemência que nenhuma doação seja realizada para a conta mencionada no conteúdo divulgado.

A Arquidiocese repudia o uso indevido da imagem de seu Arcebispo e alerta os fiéis e toda a sociedade para que não compartilhem os vídeos falsos e não respondam a esse tipo de apelo enganoso.

Reforçamos que todas as ações oficiais da Arquidiocese, incluindo campanhas solidárias e pedidos de contribuição, são divulgadas exclusivamente por meio do nosso site oficial (www.arquidiocesesalvador.org.br) e pelas redes sociais institucionais da Arquidiocese.

Pedimos a todos que, diante de qualquer dúvida, consultem sempre os canais oficiais e comuniquem imediatamente à Assessoria de Comunicação da Arquidiocese quaisquer situações suspeitas, enviando e-mail para: [email protected]

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.