
Um incêndio atinge, desde a noite de quarta-feira (16), ao menos quatro edifícios no bairro do Comércio, em Salvador. As chamas começaram por volta das 23h em um prédio desativado, nas proximidades da Ladeira da Montanha, e se alastraram rapidamente para estruturas vizinhas, inclusive dois edifícios ocupados e com funcionamento comercial. Até o momento, não há registro de feridos.
Os principais focos ainda se concentram em dois prédios, ambos ainda com material inflamável em seu interior. O difício onde o incêndio começou teve parte da parede lateral destruída. Os escombros interditaram uma rua inteira.
Testemunhas relatam que os prédios atingidos estavam abandonados e vinham sendo invadidos com frequência. O síndico do edifício Pernambuco afirmou, em entrevista à TV Bahia, que pessoas em situação de rua ocupavam os imóveis e utilizavam o espaço para o consumo de drogas e armazenamento de materiais de furto. “Tudo isso já era uma tragédia anunciada. Vocês mesmos [da imprensa] alertaram várias vezes”, desabafou Juraci.
Ele contou que o vigia do edifício Pernambuco foi quem avisou, por telefone, sobre o início do incêndio. Além da atuação dos bombeiros, equipes da Polícia Militar, da Transalvador e ambulâncias de resgate também estão no local.
Impacto
As ruas Conselheiro Dantas e Portugal foram completamente interditadas. A circulação de trabalhadores e o acesso a empresas da região, como um call center e um restaurante no térreo do edifício Pernambuco, foram diretamente afetados.
A prefeitura já havia colocado tapumes de madeira nos prédios interditados, mas eles foram retirados por moradores em situação de rua. O trabalho de rescaldo deve continuar ao longo do dia.