Instrutores de autoescolas realizaram uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (23), na Avenida Paralela, em Salvador, contra o projeto de lei que propõe o fim da obrigatoriedade das aulas práticas e teóricas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O ato teve início no Parque de Exposições, onde os manifestantes se reuniram com faixas e cartazes pedindo a manutenção da exigência. Em seguida, o grupo saiu em carreata em direção à região da rodoviária, ocupando parte da via e reduzindo o fluxo de veículos no sentido centro da cidade.
Manifestação contra o fim da CNH em autoescolas
De acordo com os organizadores, a proposta em discussão no Congresso Nacional representa uma ameaça à sobrevivência do setor, podendo resultar em demissões em massa e fechamento de empresas. Eles defendem que as aulas ministradas por profissionais habilitados são essenciais para a formação de motoristas conscientes e preparados para o trânsito.
“Estamos protestando contra a entrega do título de cidadão baiano ao ministro Renan Filho, que será homenageado pelos deputados amanhã e tem sido considerado o mentor do projeto”, disse Marcelo Carvalho, um dos representantes no carro de som.
Por volta das 8h30, a carreata chegou ao Centro Administrativo da Bahia (CAB), provocando lentidão em um dos principais corredores de tráfego da capital baiana. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) acompanhou a movimentação, orientando os motoristas a buscarem rotas alternativas.