
O governador Jerônimo Rodrigues apresentou, nesta quarta-feira (3), a primeira composição de trem do Veículo Leve de Transporte (VLT) de Salvador, após passar por etapas técnicas em Hortolândia, interior de São Paulo. O equipamento ficará exposto ao público até as 22h, antes de seguir para o pátio da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), onde será preparado para circular, em fase de teste, no trecho Calçada–Lobato.
Durante a apresentação, Jerônimo comentou, em entrevista ao PS Notícias, que o VLT representa “a maior obra de mobilidade sobre trilhos atualmente em execução na América Latina”, e que o projeto deve marcar uma mudança na vida de moradores do Subúrbio e de toda a capital baiana.
VLT de Salvador
Segundo o governador, os primeiros testes com o trem sobre os trilhos do Subúrbio devem acontecer entre os dias 15 e 20 de dezembro, com presença da imprensa. Um segundo trem chegará à Bahia ainda neste ano, e ambos passarão por uma bateria de análises e certificações ao longo dos primeiros meses de 2026.
A expectativa do governo é de que a operação assistida com passageiros comece no segundo semestre de 2026, após o cumprimento de todos os protocolos de segurança.
“Se existe outra obra desse porte no mundo, eu não conheço. O que nos orgulha é entregar a Salvador uma mobilidade moderna, barata, confortável e segura. Temos pressa, mas temos também responsabilidade. Vamos seguir todas as normas técnicas. Não há espaço para risco”, declarou.
Expansão
Ainda conforme Jerônimo, o sistema do VLT somará mais de 40 km de linhas, ligando Comércio, Calçada, todo o Subúrbio e chegando até Piatã. O governo ainda estuda a extensão até o Retiro e analisa a viabilidade de levar o modelo até Alagoinhas. Somado ao metrô, que possui outros 40 km de trilhos, Salvador poderá alcançar cerca de 100 km de transporte ferroviário nos próximos anos.
“Estamos conectando bairros importantes, reduzindo o tempo das pessoas dentro do ônibus e garantindo mais segurança. É um projeto que já deu certo”, afirmou.


