Como parte do Maio Amarelo, campanha de conscientização que visa à redução de acidentes e de mortes no trânsito, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realiza ações educativas com pedestres e motociclistas. A campanha teve início no dia 1º de maio e segue até o o dia 31, com a realização de cursos, palestras, abordagens educativas nas ruas, Circuito Infantil de Bike e campanhas de mídia.
Nesta segunda-feira (26), a campanha teve ações na Alameda Salvador, em uma faixa de pedestres próxima ao Salvador Shopping. Assim, com um cartaz na calçada e na própria faixa, os agentes de trânsito alertaram para um trânsito seguro. Eles também entregaram alguns panfletos sobre o tema da campanha.
Nesta terça-feira (27), o trabalho de sensibilização de pedestres e motociclistas acontece na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM). Já na quarta-feira (28), as ações serão realizadas no Dique do Tororó.
“A campanha tem como tema ‘Desacelere. Tem sempre alguém te esperando.’, porque foi constatado um aumento do índice de acidentes envolvendo velocidade, então a desaceleração é uma atitude muito importante para evitar acidentes. Estamos fazendo a abordagem ao público, inclusive esse cartaz visa promover a conscientização. Estamos abordando pedestres e principalmente motociclistas, que é o nosso alvo principal”, destaca o instrutor de trânsito da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), Haroldo Lessa.
Dessa forma, os panfletos distribuídos aos motociclistas trazem como recomendações para um trânsito seguro: o respeito aos limites de velocidade; o uso indispensável do capacete afivelado; a utilização de calçados fechados e bem fixados aos pés e nunca trafegar sobre calçadas ou canteiros. De acordo com a Transalvador, em todo o ano de 2024, dos 3.656 sinistros envolvendo motociclistas na cidade, 84 foram com vítimas fatais. Para Lessa, o excesso de velocidade e a imprudência são as infrações de trânsito que mais causam acidentes.
“O Maio Amarelo ocorre até o dia 31, mas nós da Gedut continuamos fazendo atividades educativas durante todo o ano em empresas, escolas, faculdades, ambientes externos e órgãos públicos. É um trabalho que não para”, complementa Lessa.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.