O Sindicato dos Rodoviários da Bahia selou acordo com o sindicato patronal e descartou greve em Salvador. A medida foi anunciada na tarde desta quarta-feira (28), após uma nova assembleia da categoria. A informação foi confirmada ao PS Notícias por Tiago Ferreira, dirigente da entidade sindical.
Presidente em exercício do Sindicato dos Rodoviários, Fábio Primo conversou com o PS Notícias e elencou os principais pontos do acordo.
“5,32% no salário/ticket; redução nos contratos parciais que é 10%, vai ser apenas 5% [reduzir 50%]. Os trabalhadores agora vão poder permitir fazer a permuta, também fazer a licença sem remuneração. Vai ser criado um grupo de trabalho para discutir a questão dos banheiros femininos, sobre as multilinhas, insalubridade e a manutenção das conquistas anteriores”, disse à reportagem.
Primo ainda destacou o que considera os principais itens da negociação com o patronato: “Eu acho que o ponto mais crucial e maior vitória dos trabalhadores foi a não retirada do plano de saúde, a não retirada de um domingo e eles queriam implantar o banco de horas e não conseguiram”.
Falta de acordo e ameaça de greve
A greve geral dos trabalhadores do sistema de transporte de Salvador seria iniciada a partir de 0h desta quinta-feira (29). Na segunda-feira (26), em conversa com o PS, o líder sindical Hélio Ferreira afirmou que não houve, por parte dos empresários, nenhuma proposta que atendesse às reivindicações dos sindicalistas.
“Fizeram uma proposta absurda, com retirada de direitos e imposição de banco de horas, totalmente contrária aos interesses dos trabalhadores”, afirmou.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.