6 anos de obras

Ponte Salvador-Itaparica deve ser entregue em 2032: 'Maior do que a Rio-Niterói'

Contrução do equipamento está prevista para ser iniciada em 2026

Foto: Vagner Souza/PS Notícias
Foto: Vagner Souza/PS Notícias

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), detalhou o projeto da Ponte Salvador-Itaparica e toda a polêmica envolvendo o longo prazo para a construção. Em entrevista ao programa PNotícias, da rádio Piatã FM, na manhã desta segunda-feira (16), o ex-governador da Bahia explicou que a entrega total deve ser realizada apenas em 2032.

“A partir do início da obra, que nós estamos falando que o início será no primeiro semestre de 2026, você conta seis anos. Estamos falando em 2032. Mas é isso mesmo, é uma ponte grande. São 13 quilômetros. Será a maior ponte do Brasil, um pouco maior do que a Rio/Niterói. Ali é um desafio de engenharia que não é pequeno. Ali é uma profundidade grande e, infelizmente, no meio, onde vão ficar os pilares centrados, onde tem um vão maior para os navios passarem por baixo, a rocha não veio de boa qualidade, portanto é um desafio ainda maior de engenharia. E durante a construção você tem que enfrentar tempos de mar, como agora, está chovendo, está ventando, maré alta, maré forte, isso tudo você tem que enfrentar para construir. Então não é diferente construir uma obra em solo”, explicou.

A demora para a construção a Ponte Salvador-Itaparica é um ponto constantemente criticado pela população e pela oposição, pois o projeto inicial começou ainda no governo de Jaques Wagner, que comandou a Bahia entre 2007 e 2015. Em seguida, Rui Costa assumiu o Executivo do Estado, no entanto os problemas começaram a surgir, entre eles, a pandemia de Covid-19 que assolou o mundo.

“Wagner começou a fazer a concepção, o projeto inicial, os estudos iniciais, o licenciamento ambiental, e em 2020, nós, depois de um processo de licitação, contratamos esse consórcio. Só que em 2020, todos estão lembrados, foi exatamente quando começou a pandemia. Então foi ali, naquele exato momento, paralelo ao início da pandemia, a assinatura do contrato. E o mundo inteiro parou quase dois anos, ou um pouco mais de dois anos. A China fechou a entrada e saída de pessoas, portanto, esse projeto, e os grandes projetos no mundo inteiro, foram paralisados por conta dessa dificuldade, não só de saúde, mas a proibição de saída e entrada de técnicos e engenheiros, não só no Brasil, mas na China e em outros países”, justificou Costa.

De acordo com o ministro, ao fim da fase crítica da pandemia em 2022, o Governo retomou o processo de diálogos para a renegociação do contrato da Ponte Salvador-Itaparica.

“Recentemente, com a ajuda técnica do Tribunal de Contas do Estado, nós conseguimos êxito em renegociar os novos parâmetros do contrato. E agora o consórcio assinou. Nós já avançamos na sondagem […] Esse trabalho está concluído e agora, com a assinatura do contrato, vai ser elaborado o projeto executivo. O que é isso, Rui? Projeto executivo é um projeto detalhado da ponte. Por que não fez antes? Porque para fazer projeto executivo precisa saber em cada ponto qual a profundidade da rocha, qual o tipo da rocha. Isso tudo define um tipo de fundação, vai mudar o projeto”, continuou.

Foto: Divulgação

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