Meio ambiente

Porto da Barra: ação de limpeza retira 180 kg de resíduos do mar

Voluntários encontratram plásticos, metais, alumínio e vidro

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), apoiou neste domingo (21) uma ação de limpeza no fundo do mar no Porto da Barra. 

Cerca de 180 kg de resíduos foram retirados da costa marinha, incluindo plásticos, metais, alumínio, vidro e outros materiais não biodegradáveis que representam risco tanto para animais marinhos quanto para os banhistas.

A iniciativa foi organizada pelo grupo de mergulhadores Mergulho Pirata, em parceria com facilitadores locais do Greenpeace Salvador, e integrou as atividades do Clean Up Day, movimento global voltado à conscientização ambiental e ao combate à poluição nos oceanos.

A ação mobilizou 80 voluntários, que atuaram tanto na faixa de areia quanto na área marinha costeira. A Limpurb forneceu apoio logístico, como luvas, sacolas para acondicionamento dos resíduos, hidratação para os participantes e coleta final do material retirado.

Entre os itens recolhidos estavam tampinhas de garrafa, palitos de madeira, latinhas, garrafas de vidro, embalagens plásticas, restos de linhas e redes de pesca, cabos, fios, isqueiros, pentes e até peças de roupa.

O mergulhador Felipe Paranhos, líder do Mergulho Pirata, destacou os riscos desses resíduos:

“Uma das coisas que mais retiramos do fundo do mar são palitos de madeira, encontrados tanto na área costeira quanto na areia. Vários ainda têm ponta, podendo perfurar o pé de banhistas ou prejudicar a vida de animais marinhos. Também recolhemos vidros quebrados da areia e da zona marinha próxima.”