O prazo para cadastramento de vendedores ambulantes interessados em atuar nas festas populares de Salvador termina nesta quinta-feira (16). As inscrições são realizadas exclusivamente online, por meio do site www.sca.salvador.ba.gov.br.
Quem não tiver acesso à internet ou apresentar dificuldade para preencher o formulário pode procurar uma das dez Prefeituras-Bairro da capital baiana para receber apoio no procedimento.
Cerca de 9 mil vagas estão sendo disponibilizadas para ambulantes durante o período das festas populares, que inclui o Festival Virada Salvador, a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, a Festa de Iemanjá, os circuitos pré-carnavalescos e o Carnaval. Dessa forma, cada candidato pode se inscrever para mais de uma dessas festividades.
Todos os inscritos passarão por uma avaliação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Assim, a seleção será feita com base em uma pontuação que considera critérios sociais e profissionais, como:
- Residir em Salvador;
- Ter experiência em eventos nos últimos cinco anos;
- Possuir certificados de capacitação,;
- Ser chefe de família monoparental feminina;
- Ser idoso ou aposentado
Em caso de empate na pontuação, será selecionado o candidato com maior idade. Se o empate persistir, a escolha será feita por meio de sorteio eletrônico, conforme previsto no edital publicado na edição de 12 de setembro do Diário Oficial do Município.
A lista com as pontuações dos inscritos será divulgada no dia 29 de outubro. Em seguida, após o período destinado a recursos, o resultado final está previsto para ser publicado em 1º de dezembro.
Registro de inscritos
Até o momento, a Semop já registrou 36.413 inscrições para atuar como ambulante nas festas populares de Salvador.
“A avaliação das inscrições é muito positiva. Nós tivemos uma ampla divulgação, colocamos mais de 30 dias para os ambulantes se inscreverem nas principais festas populares e o sistema funcionou muito bem. Temos percebido uma procura significativa pelas vagas. Ao final, iremos segmentar para saber onde ocorreu a maior procura”, afirma o titular da Semop, Décio Martins.
Ele também reforçou a importância de não deixar para a última hora, principalmente aqueles que enfrentam dificuldades de acesso à internet. Além disso, o secretário explicou que todos os inscritos concorrem em igualdade de condições, já que a seleção será feita por pontuação, e não por ordem de chegada.