A inauguração da nova fábrica de veículos da BYD acontece nesta quinta-feira (9), na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Durante o discurso de abertura, o CEO da empresa no Brasil, Alexandre Baldy, reconheceu o potencial do estado para a consolidação da marca no país.
O executivo ainda exaltou a importância de Camaçari para o estado e a instalação da gigante chinesa no antigo complexo da Ford.
“É um extremo orgulho inaugurar a BYD em Camaçari, que é o coração da Bahia. Um sonho que nasceu da confiança e da visão de futuro. Quando a BYD decidiu inaugurar uma fábrica no Brasil, o que nos moveu foi a confiança neste país. Nos últimos anos, a BYD tem crescido de forma extraordinária no Brasil. Hoje celebramos um novo marco: a nossa primeira fábrica. De um terreno abandonado a uma fábrica de sonhos. Há poucos meses, este local era um símbolo da incerteza — um complexo industrial abandonado que representava um passado de oportunidades perdidas. Não vimos ruína, vimos potencial”, disse.
A previsão é que a BYD produza 400 mil unidades de veículos por ano em Camaçari. Do total, 72% dos componentes devem ser nacionais, e, destes, 32% serão fabricados na Bahia.