Os taxistas de Salvador credenciados pela Prefeitura devem ficar atentos ao período da vistoria obrigatória exigido pela Secretaria de Mobilidade (Semob), através da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae). A partir da próxima segunda-feira (25), cerca de 7 mil autorizatários devem realizar a inspeção anual obrigatória.
Este ano, o processo de vistoria foi descentralizado, e não será mais realizado pela Semob, mas através de Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs), credenciadas pela pasta. Para passar pelo procedimento, o autorizatário deve solicitar a liberação da inspeção veicular por meio do portal Salvador Digital (salvadordigital.salvador.ba.gov.br). Será necessário anexar a documentação exigida, como carteira de habilitação (CNH), certificado da última aferição, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV e licenciamento atualizado.
Vistoria descentralizada e documentação necessária
Após a liberação, o permissionário deve comparecer à ITL para a realização da inspeção veicular. Não haverá alterações nos valores para a vistoria, permanecendo os valores que já eram praticados pela Semob – R$117,79 para o período atual e R$176,68 para os veículos que estiverem com o procedimento atrasado.
“É importante que os taxistas realizem a vistoria para se manter regularizados, garantindo mais segurança aos usuários, além de evitar problemas com a fiscalização”, destaca o secretário de mobilidade, Pablo Souza. As vistorias seguem até o dia 19 de outubro, e os autorizatários devem estar atentos aos prazos para cada alvará.