O superintendente da Transalvador, Diego Brito, revelou nesta terça-feira (9) que a autarquia está desenvolvendo estudos para melhorar o tráfego na Avenida Paralela, em Salvador. Entre as medidas em análise estão a construção de um novo retorno no Complexo 2 de Julho e a ampliação de faixas em pontos críticos da via. As declarações foram dadas em entrevista ao programa Toda Hora, da Salvador FM. [veja vídeo ao final da matéria]
Estudo para novo acesso no Complexo 2 de Julho
Segundo Diego Brito, o órgão tem analisado alternativas para reduzir a retenção no acesso ao viaduto de São Cristóvão. O objetivo é facilitar o deslocamento dos motoristas que seguem para a Via Metropolitana.
Temos um complexo ali, 2 de Julho, logo depois de Mãe Stella, que apresenta retenção em alguns horários. Muitos condutores utilizam o viaduto de São Cristóvão para evitar o tráfego em Lauro de Freitas”, afirmou.
Ele destacou que uma das soluções avaliadas é criar uma alça que ligue diretamente a BA-099, conhecida como Estrada do Coco.
“Nosso estudo prevê uma alça que permita ao motorista acessar a BA sem passar por São Cristóvão para seguir à Via Metropolitana. Esse é o desejo da maioria dos condutores”, disse.
Ampliação de faixas na Avenida Paralela
Outro ponto crítico que deve receber melhorias é o trecho próximo ao antigo Extra da Paralela, atual Atacadão Açaí. Diego Brito explicou que os estudos apontam para a necessidade de ampliar a pista para reduzir os engarrafamentos.
Solicitamos ao prefeito, que já pediu ao governador, a criação de mais uma ou duas faixas naquele trecho. Hoje, o motorista sai da ladeira na faixa de aceleração e trava a Paralela. Depois desse ponto, a via fica livre. Isso demonstra que o gargalo está concentrado naquela região. Estamos trabalhando para solucionar isso”, explicou.
Viaduto do CAB também deve ter melhorias
O superintendente informou que o viaduto do Centro Administrativo da Bahia (CAB) também está no planejamento de obras. A proposta é ampliar as faixas para melhorar a fluidez do tráfego nos dois sentidos.
“O prefeito fez esse pedido ao governador na última reunião. A intenção é aumentar as faixas do viaduto do CAB, que hoje congestiona os dois lados”, ressaltou.