
O Shopping Baixa dos Sapateiros, um dos marcos do comércio popular de Salvador, voltou a ser assunto nas redes sociais após um vídeo publicado pelo influenciador Caio Costa, criador do perfil ‘A Vida em Salvador’. A gravação, postada no TikTok, já ultrapassa quase 20 mil visualizações e expõe o estado de abandono do espaço, que foi inaugurado em 1982 e hoje enfrenta uma forte crise.
De acordo com dados recentes, o centro de compras perdeu mais de 70% das lojas. Do total de 91 estabelecimentos, menos de 30 seguem em funcionamento.
Ao percorrer os corredores desertos, Caio Costa descreve o cenário de deterioração que encontrou no local.
A situação de abandono é visível […] Ainda tem os resquícios, a escada rolante. Se eu não me engano, também o elevador funciona precariamente. Eu vi um vídeo da pessoa tendo coragem de usar o elevador, mas eu não teria essa coragem”, diz o influenciador na gravação.
Além disso, o influenciador ainda relembrou quando o shopping vivia seu auge e representava o comércio popular soteropolitano.
“Aqui eu lembro que era a agência da Caixa Econômica. Como você pode ver, tem algumas lojas funcionando na parte de cima também.
Nos comentários, internautas lamentaram o estado atual do shopping. Uma usuária escreveu: “O centro financeiro de Salvador já está decadente, uma pena. Aí tá ficando abandonado, algumas lojas fechando. Muito triste ver essa situação.” Outro comentou: “Muito triste ver assim. Já trabalhei aí no térreo.” Um terceiro apontou as mudanças no transporte público como causa da decadência: “Isso aconteceu por causa da retirada de muitas linhas de ônibus para a Barroquinha.”


