Não é preciso andar muito pela orla de Salvador para perceber como o cenário vem mudando ao longo dos anos. O que antes era marcado por vegetação e casas térreas, hoje dá lugar a grandes condomínios residenciais e torres de alto padrão. A paisagem, especialmente em trechos como o da praia de Jaguaribe, mudou de forma significativa na última década.
Um vídeo produzido pelo PSNotícias, a partir de imagens do Google Street View, mostra essa transformação. As imagens comparam o cenário da região entre 2011 e 2024, um intervalo de 13 anos. O vídeo revela como o número de edifícios aumentou às margens da Avenida Octávio Mangabeira, que corta a orla. [veja vídeo ao final da matéria]
Em 2011, quase não havia construções verticais no trecho mostrado. Com o passar dos anos, o bairro passou a receber novos empreendimentos, alterando a paisagem natural e refletindo o avanço da especulação imobiliária sobre áreas litorâneas.
Decisão judicial
Nesta quinta-feira (16), a Justiça da Bahia determinou que a Prefeitura de Salvador não pode liberar novas licenças ou alvarás de construção na orla de salvador sem a realização de estudo de sombreamento.
A decisão, assinada pelo desembargador José Cícero Landim Neto, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), suspende parcialmente os efeitos do artigo 103 da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (LOUOS). O trecho da legislação dispensava a exigência do estudo para alguns empreendimentos na faixa litorânea.
Dessa forma, o município fica impedido de autorizar novas obras ou ampliações na chamada Borda Atlântica.