Encontro da saúde

Congresso Baiano de Cardiologia reúne especialistas de todo o país

O evento acontecerá de 29 a 31 de maio

Foto: Valter Andrade/Divulgação
Foto: Valter Andrade/Divulgação

O Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Bahia (SBC/BA), está entre os três maiores eventos da especialidade no Brasil. Em sua 37ª edição, o encontro científico reunirá no Centro de Convenções de Salvador, entre os dias 29 e 31 de maio, 215 palestrantes nacionais e internacionais, numa expectativa de público de mais de 1.200 participantes.

Diante da sua importância no cenário da cardiologia nacional, o congresso deste ano traz novidades, como explica o presidente da SBC/BA, o cardiologista Cláudio das Virgens.

“A Comissão Organizadora firmou parcerias que contribuirão para que nosso evento seja de grande valor para toda a cardiologia da Bahia e do Brasil. Teremos simpósios conjuntos em parceria com a Sociedade de Cardiologia Norte e Nordeste, Sociedade de Cardiologia de Pernambuco, DERC, DEIC e DIC. Além dos Simpósios multidisciplinares de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição”, explica.

O diretor científico da SBC/BA, Luiz Ritt, destaca a importância que o encontro tem como elemento agregador e de estímulo à atualização científica dos cardiologistas não só da Bahia.

“O Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia se consolidou como um dos mais importantes eventos científicos da Cardiologia Brasileira por atrair um número crescente de participantes de outros estados, com grade científica ampla e atual”.

O evento mantém relevância sendo um intercâmbio entre Brasil e EUA, com a participação do cardiologista e pesquisador Profº Dr Renato Lopes.

“Uma parceria de sucesso se renova mais uma vez com a 13ª edição do Simpósio conjunto da Duke University e SBC/BA, coordenado pelo nosso colega Renato Lopes que nos honra com a sua presença. Tudo isso ocorrendo em nove salas que funcionarão simultaneamente durante todo o evento”, salienta Luiz Ritt.

Segundo Ritt, pelo caráter multidisciplinar da especialidade, o congresso reúne também profissionais das demais áreas da saúde que cuidam do paciente cardiopata.

“A programação envolve temas que vão desde cardiopediatria e cardiogeriatria a tratamentos cirúrgicos e os novos estudos com as atualizações terapêuticas e de diagnóstico. Os simpósios multidisciplinares têm destaque na grade científica com a realização do XXVI Simpósio de Fisioterapia, o XIX Simpósio de Educação Física, o XXIV Simpósio de Enfermagem e o XXIX Simpósio de Nutrição em Cardiologia”, pontua.

Como atividades complementares, o 37º Congresso de Cardiologia terá um Curso de Suporte Básico de Vida e o Cardio & Artes. No espaço, serão entrevistados cardiologistas que desenvolvem alguma atividade artística em paralelo às suas carreiras profissionais.

“Este ano destacamos o Curso Hand Zone: IA aplicada à Medicina que abordará diversos temas e utilidades potenciais para a prática médica em diversos domínios, tais como: Aplicações Clínicas e Administrativas, Suporte à Tomada de Decisão e IA como Copiloto Educacional para criação de aulas, cursos, conteúdo científico e consulta médica”, explica o presidente da SBC/BA.

Foto: Valter Andrade/Divulgação

Cardio Corrida

Além do foco científico, o congresso traz o exemplo dos benefícios da atividade física com a Cardio Corrida, às 6h de maio,no Jardim de Alah. Então, o evento esportivo chama atenção para a importância da prática esportiva como prevenção das doenças cardiovasculares. Além disso, o evento alerta a população sobre os riscos do sedentarismo para a saúde do coração.

Assim, a corrida que acontece em sua 14ª edição, mais uma vez está associada a uma ação filantrópica.

Os congressistas interessados em participar, no ato da inscrição do congresso, devem optar pela adesão à corrida, mediante a contribuição a partir de R$ 50. Informações: https://sbc-credencia.iweventos.com.br/cceb2025

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.