Florescer Rosa

Evento beneficente reúne profissionais de saúde e pacientes para compartilhar experiências sobre câncer de mama em Salvador

GBECAM lança Cartilha de Letramento para Pacientes com Câncer nesta sexta

Veja o resumo da noticia

  • Florescer Rosa – Cultivando Afeto e Esperança acontece nesta sexta-feira, em Salvador
  • Evento reúne profissionais de saúde e mais de cem pacientes oncológicos
  • Com caráter beneficente, o evento vai arrecadar alimentos não perecíveis para doação
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Acolhimento, informação e inspiração são os três pilares do evento Florescer Rosa – Cultivando Afeto e Esperança, que acontece nesta sexta-feira (3), no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, das 8h30 às 17h, dentro da programação do Outubro Rosa. Promovido pelo Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama (GBECAM), em parceria com o Instituto Oncoguia, o evento deve reunir profissionais de saúde e mais de cem pacientes oncológicos e seus familiares.

Com caráter beneficente, o evento vai arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados a Casa de Apoio Solange Fraga.

Durante o encontro também acontecerá o lançamento, às 14 horas, da Cartilha de Letramento para Pacientes, uma iniciativa do GBECAM. Em formato digital, a cartilha tem como objetivo disseminar informações sobre o câncer de mama, prevenção da doença, bem como direitos dos pacientes.

“A cartilha é mais uma contribuição da comunidade médica para acolher e apoiar as pacientes com informações de qualidade”, afirma a oncologista Luciana Landeiro, presidente do GBECAM.

Portanto, a importância do cuidado integral, da informação de qualidade e da voz das pacientes estará no centro das conversas. Profissionais de saúde – oncologistas, psicólogos, mastologistas, enfermeiros, nutricionista, sexóloga – e pacientes conduzirão os diálogos num evento completamente interativo.

“A ideia do encontro é promover diálogo entre especialistas, pacientes e ativistas oncológicos, compartilhar experiências, fortalecer redes de apoio e celebrar histórias de coragem e superação com foco no câncer de mama, inspirando novas jornadas de cuidado”, destaca Luciana Landeiro.

Assim, nos intervalos entre as palestras e rodas de conversa, “pílulas de terapias complementares”, como meditação e alongamento, estarão disponível aos participantes do evento.