Os moradores do bairro de Narandiba, em Salvador, poderão doar sangue e realizar o cadastro como possíveis doadores de medula óssea no Hemóvel nas próximas quinta (24) e sexta (25). O atendimento começa às 8h e segue até às 17h, na Policlínica de Narandiba.
A ação tem o objetivo de aumentar o estoque de sangue que se encontra em nível baixo, devido ao aumento das demandas hospitalares e do baixo número de doadores. Profissionais da saúde e também pacientes podem fazer parte da ação.
A coordenadora de coleta da Hemoba, Aline Dórea reforça a importância do ato. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Todos os dias recebemos solicitações de transfusão para pacientes de todas as idades e com diferentes necessidades. Quem pode doar, ajuda diretamente quem precisa”.
Quem pode doar
Pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 precisam da autorização do responsável; o doador precisa pesar mais de 50kg, estar em boas condições de saúde e apresentar documento oficial com foto. No dia da doação é importante não estar em jejum.