Alunos soldados do Corpo de Bombeiros doaram 111 bolsas de sangue para a Fundação Hemoba, em Salvador. A ação solidária aconteceu na sexta-feira (15).
Os doadores foram soldados que estão próximos da formatura. Além da doação de sangue, eles também fizeram o cadastro de medula óssea. O gesto teve o objetivo de incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.
O aluno soldado BM Thiago Mascarenhas destacou a importância do ato. “Ao ingressar no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, aprendemos sobre o valor de doar: seja o nosso tempo, o nosso conhecimento, a nossa força e até mesmo a nossa vida. Doar sangue é doar vida. Nós, como alunos, entramos com o mesmo propósito da Fundação Hemoba, o de salvar vidas”.
Para doar sangue o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou do responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o candidato não pode estar em jejum, não deve ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não deve ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior.