Saúde

Quem já se vacinou precisa tomar a vacina contra a Covid-19 todo ano? Infectologista explica

Em entrevista ao programa Toda Hora, da Salvador FM, nesta terça-feira (26), o infectologista Claudilson Bastos tirou a dúvida

toda hora
Reprodução

Em meio ao surgimento de novos casos de Covid-19, a dúvida voltou. É necessário se vacinar contra a doença todos os anos? Em entrevista ao programa Toda Hora, da Salvador FM, nesta terça-feira (26), o infectologista Claudilson Bastos explicou que os reforços são necessários. O motivo principal é a rápida mutação do vírus.

“A vacina para a influenza e para a Covid-19 têm uma vida curta, porque o vírus tem uma capacidade de mutação. Ele tem uma capacidade de mudar.”

Segundo o médico, a proteção cai com o tempo. Portanto, os reforços devem seguir o calendário recomendado. Bastos comparou as vacinas da gripe e da Covid-19 com outras imunizações de longa duração. A diferença está no comportamento do vírus.

“É impressionante. Ele é uma ‘múltipla personalidade’. Com o passar do tempo, ele consegue ter variações. As variantes da Covid, a nova variante, um novo tipo, sorotipo.”

De acordo com Bastos, a queda de proteção é progressiva após alguns meses. Assim, a revacinação mantém o escudo imunológico da população.

“É importante esclarecer à comunidade que a vacina para gripe, seja influenza ou Covid, tem vida curta. Depois de seis meses, começa a cair. Por isso, a vacinação tem que ser continuada, diferente de outras vacinas, cujo tempo é bem mais prolongado.”