A Secretaria da Saúde (Sesab) descartou um possível caso de intoxicação por metanol no município de Jacobina. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (9).
A Sesab ressaltou que não há registro de novos casos suspeitos em investigação. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-BA) fez uma avaliação clínica e registrou que o caso suspeito em Jacobina não se enquadra como intoxicação.
A pasta ainda informou que o paciente apresentou melhora e o quadro é incompatível com a definição de caso suspeito como aponta o Ministério da Saúde. Na última semana, a Secretaria da Saúde (Sesab) já havia descartado dois casos suspeitos, sendo um em Feira de Santana e outro em Salvador, após análises laboratoriais e investigações.
Ações preventivas e manutenção do estoque de antídoto estão sendo realizadas.
Relembre caso:
Um jovem de 24 anos foi internado na UPA de Jacobina com suspeita de intoxicação por metanol, possivelmente decorrente do consumo de bebida alcoólica adulterada. De acordo com informações, o paciente deu entrada na unidade apresentando sintomas compatíveis com intoxicação e recebeu atendimento imediato.
O caso suspeito está sendo acompanhado e aguarda a análise laboratorial para confirmação ou descarte. A Secretaria Municipal da Saúde reforçou que já adotou todas as medidas de notificação e investigação epidemiológica. A equipe seguiu os protocolos orientados pela Vigilância em Saúde do Estado da Bahia para identificar a origem e as circunstâncias do ocorrido.
Em nota, a Prefeitura de Jacobina destacou a importância da população evitar o consumo de bebidas de procedência duvidosa.