Morte na Engomadeira

Ao lado de parlamentares, secretário da SSP-BA tem reunião com mãe de Ana Luiza

O encontro foi marcado pelo clamor de Justiça para a jovem que morreu em meio a uma ação policial no bairro da Engomadeira, em Salvador

Reunião aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB. Foto: Alberto Maraux/SSP-BA/Divulgação
Reunião aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB. Foto: Alberto Maraux/SSP-BA/Divulgação

Deputados que integram a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) participaram, nesta quarta-feira (16), de uma reunião que o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, teve com Elisângela Silva dos Santos de Jesus, mãe da jovem Ana Luiza. O encontro foi marcado pelo clamor de Justiça para a jovem que morreu em meio a uma ação policial no bairro da Engomadeira, em Salvador, no último domingo (13).

A deputada Olívia Santana (PCdoB) relatou que foi difícil ouvir o depoimento de Elisângela, que desabafou durante a reunião: “Enquanto os policiais que fizeram isso com ela estão em trabalhos administrativos, porque saíram da rua pra ficar no ar condicionado, minha filha está na gaveta 21”.

A legisladora explicou que o secretário Marcelo Werner se comprometeu a dar prioridade às investigações sobre o caso. Também presente ao encontro, o secretário Felipe Freitas, de Justiça e Direitos Humanos, colocou-se à disposição para dar apoio e suporte à família de Ana Luiza.

Olívia Santana disse que foi reiterada a importância do comprometimento do Estado para garantia do uso de câmeras nos fardamentos policiais.

“Em situações como essa, [câmeras] são fundamentais para elucidação do caso com mais precisão e rapidez”, argumentou a deputada.

O deputado estadual Hilton Coelho (Psol) fez coro aos pedidos de Justiça por Ana Luiza. Ele defendeu mudança na forma de atuação das forças de segurança.

“Estivemos nessa reunião porque entendemos que é urgente mudar a lógica da segurança pública na Bahia. Não dá mais para aceitar um modelo que atinge, seletivamente, a juventude negra e periférica. É necessário investigar e responsabilizar, mas acima de tudo, é preciso uma nova política de segurança pública que valorize a vida”, externou.

Quem também participou da reunião foi o deputado Marcelino Galo (PT), além de membros do Movimento Negro Unificado (MNU), da União de Negros pela Igualdade e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA).

Investigação

O secretário Marcelo Werner informou que está acompanhando as diligências para elucidação de todas as circunstâncias da ocorrência que culminou na morte da jovem Ana Luiza.

“Meu compromisso é total com a Justiça. Nosso objetivo é trabalhar para garantir a paz social e o direito de ir e vir de todo o cidadão baiano”, assinalou.

O titular da SSP-BA também frisou que o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil investiga a ocorrência. Até o momento, testemunhas foram ouvidas, perícias foram realizadas e possíveis imagens de câmeras de segurança serão analisadas.

A reunião aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.