"Bahia pela Paz"

Jerônimo Rodrigues comenta novo plano para reduzir letalidade policial no estado

Entre os objetivos apresentados, a redução semestral de 10% das mortes em ações policiais

Foto: Aparecido Silva/PS Notícias
Foto: Aparecido Silva/PS Notícias

O governador Jerônimo Rodrigues comentou na tarde desta quarta-feira (22) sobre o novo plano para reduzir a letalidade policial no estado. A medida tem como objetivo promover o aprimoramento da atuação dos órgãos de segurança pública na Bahia.

Durante o evento realizado para o lançamento da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia, o governador reforçou como o “Bahia pela Paz” está trabalhando para diminuir a violência no estado.

“A letalidade policial nos preocupa e nós colocamos a mesa do Bahia pela Paz, que é um programa que está gerenciando isso. E por que o Bahia pela Paz? Porque tem o Ministério Público, porque tem o Tribunal de Justiça, tem a Defensoria, tem a Assembleia, tem as universidades e a coragem de dialogar com os policiais que ele tem a responsabilidade da proteção da sociedade”, relatou o governador.

No plano, um conjunto de metas e ações estratégicas foram definidas pelo comitê. Entre os objetivos apresentados, a redução semestral de 10% das mortes em ações policiais e a elevação da taxa de conclusão dos inquéritos.

A medida garante o treinamento de, no mínimo, 30% do efetivo para uso de equipamentos não-letais, e a ampliação de 30% dos registros audiovisuais gerados pelas Câmeras Corporais Operacionais dos agentes. Além disso, o plano promete fornecer apoio psicológico para todos os policiais envolvidos repetidamente em confrontos.

O governador afirmou que será instalado um comitê para supervisionar as ações dos servidores e melhorar a segurança da população.

“Na próxima semana eu vou estar instalando um comitê de governança, que é o comitê que vai fiscalizar e acompanhar todas essas ações para que o serviço público seja oferecido e garantido à sociedade baiana”, finalizou o governador.