Foto: PS Notícias
Foto: PS Notícias

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, detalhou a operação para festa de Iemanjá, celebrada nesta segunda-feira, dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. As ações de segurança na região iniciaram desde sexta-feira (30) e seguirão até terça (3), com apoio e monitoramento em diferentes setores.

“Apoio aéreo com aeronaves e drones, terrestre através de cavalos, motos e bicicletas, viaturas e logicamente marítimo também, tivemos embarcações dos bombeiros e da polícia. Tudo isso com mais de 50 câmaras acompanhando todo o circuito, todo o entorno do bairro, tivemos alguns pontos também esse ano, novidades de abordagem para que a gente possa garantir mais tranquilidade para todos que acompanham a festa, tudo isso sobre a supervisão do Centro Integrado de Comando e Controle”, detalha o secretário.

Nova plataforma de observação elevada

Além disso, o titular da SSP-BA também falou da inauguração da nova Plataforma de Observação Elevada (POE). O equipamento passa por testes durante os festejos de Iemanjá, no entanto deve seguir auxiliando a segurança baiana, com a chegada de mais outras três unidades.

“Com certeza também, fazendo a inauguração de mais uma plataforma de observação elevada. Essa é uma plataforma única no Brasil, ela foi modelada, projetada para ter uma maior versatilidade. Essa plataforma vem com nove câmaras embarcadas, um poste que a gente consegue fazer zoom e fazer um acompanhamento em longa distância. Câmaras de reconhecimento facial, diretor de placa, três operadores acompanhando tudo. Então realmente isso é mais um reforço que a gente traz para a segurança pública. A gente testa agora, no 2 de fevereiro em Iemanjá, mas vai ser utilizado em todos os grandes eventos ao longo do ano”, explica Werner.