Um ônibus de turismo, que levava estudantes para uma excursão, pegou fogo após se enroscar em cabos de energia em Porto Alegre, na tarde da última sexta-feira (3). O veículo atingiu dez carros estacionados na via.
No momento do acidente, o ônibus levava 55 adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, e duas acompanhantes. O grupo saiu de Vacaria em direção ao Palácio Piratini, sede do Poder Executivo gaúcho, e à residência oficial do governador do Rio Grande do Sul.
Segundo o tenente-coronel Hermes Völker, da Brigada Militar, o motorista não estava dentro do ônibus no momento do acidente. Uma câmera de monitoramento registrou a cena e mostra o condutor fora do veículo. Ele relatou que o freio falhou durante a descida na Rua Espírito Santo.
“O ônibus enrosca nos cabos de energia da rua, o motorista percebe, ele aciona o freio de mão, pelo o que ele nos relata, desce do ônibus e, nesse momento, o ônibus começa a andar”, afirma o tenente Völker.
As imagens das câmeras mostram ainda o momento em que o veículo atinge os cabos, pega fogo e colide com carros estacionados, parando em frente a um prédio. As primeiras chamas surgem logo após o impacto, e os passageiros descem rapidamente. Assim, com o espaço reduzido entre o ônibus e a fachada do edifício, alguns estudantes precisaram pular sobre carros para escapar.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou gravemente ferido. A Secretaria Municipal de Saúde informou que ao menos 12 pessoas receberam atendimento médico.
A empresa responsável pelo transporte afirmou, em nota, que adotou “todas as medidas cabíveis para garantir segurança, apoio e acolhimento aos passageiros”.