As novas regras de visto para quem deseja viajar para os Estados unidos, seja a turismo ou a negócios, começam a valer a partir desta terça-feira (2). Dessa forma, qualquer pessoa que solicitar ou renovar o visto de viagem, deve comparecer a uma entrevista presencial com um funcionário do Consulado.
Até então, a embaixada dispensava da entrevista quem renovava o visto vencido há menos de 12 meses. Agora, todos precisam comparecer, inclusive menores de 14 anos e maiores de 79, que não eram obrigados antes. No entanto, a regra tem algumas exceções, como no caso de vistos diplomáticos e oficiais.
As mudanças, anunciadas no início de agosto, passam a valer para todos os países. Além disso, a partir de 1º de outubro, o custo do visto também vai aumentar.
O governo dos EUA irá cobrar uma nova taxa, chamada “Taxa de Integridade do Visto”, somada ao valor atual. Hoje, o visto de não imigrante custa US 185 (cerca de R 1.000), mas o valor total subirá para US 250 (quase R 2.000). Com outras taxas envolvidas, o valor final pode ultrapassar esse número.
O visto de não imigrante autoriza a entrada temporária nos Estados Unidos e atende a diferentes finalidades, como turismo, negócios, estudos ou trabalho temporário. Dessa forma, ele é diferente do visto de imigrante, voltado para quem deseja morar no país.