Plágio?

Rapper acusa time baiano de plagiar estética de seu álbum em uniforme

Cantor insinua que visual do uniforme 3 do clube é parecido com a identidade de seu último trabalho

Foto: Reprodução/ @donl
Foto: Reprodução/ @donl

O rapper e compositor brasileiro Don L usou as redes sociais para insinuar que o Esporte Clube Bahia copiou a estética de seu último álbum, Caro Vapor Volume II – Qual a Forma de Pagamento?, no lançamento do novo uniforme 3. A peça do clube faz referência ao filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), do cineasta baiano Glauber Rocha.

Através de postagens nos stories do Instagram, publicados na quinta-feira (7), Don L ironizou a situação. Com a imagem oficial de divulgação do Bahia, o artista pediu que o clube e a fornecedora Puma Brasil contratassem sua marca para uma campanha. Além disso, o cantor marcou os perfis do Esquadrão e da marca.

“Liga noiz aí galera, paga uma publi, morder assim é feio”, escreveu Don L

Na sequência, o rapper públicou um vídeo. Nele, reconheceu a inspiração no filme de Glauber Rocha, mas exibiu roupas da coleção Caro Vapor Volume II, lançada recentemente. Logo depois, cantou um trecho da música Bandido, presente no álbum.

“E o nego tropical marginal / Dela, dela / Diz se é dela é delas”

Até o momento, nem o Bahia e nem a Puma se posicionaram sobre o assunto.

Uniforme 3 do Tricolor Baiano

O uniforme 3 do Bahia foi lançado no dia 7 de agosto, em parceria com a Puma. Conforme o anúncio, as novas camisas possuem “estética marcante e poética, trazendo o sol como símbolo de força e transformação”. Mesmo sem menção direta, o design faz alusão ao filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol“, clássico do cinema nacional produzido pelo baiano Glauber Rocha.

Caro Vapor Volume II

Lançado em junho deste ano, Caro Vapor Volume II – Qual a Forma de Pagamento? é o quarto álbum de estúdio de Don L. Além disso, o disco mistura rap com ritmos brasileiros e faz referências à MPB. Com 15 faixas, a obra também tem como foco temas como o capitalismo tardio.