NULL
NULL

[Apoiador de Bolsonaro na Bahia pede habeas corpus preventivo contra

 

O advogado Leandro de Jesus, apoiador do Aliança pelo Brasil na Bahia e do presidente Jair Bolsonaro, protocolou um habeas corpus coletivo preventivo contra o prefeito ACM Neto (DEM). . Na manhã desta quarta-feira (27), o gestor soteropolitano ameaçou decretar "toque de recolher" caso a população não respeite as restrições de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus.

"Acabei de protocolar um HC Coletivo em favor da população de Salvador, para que não venha sofrer limitação no direito à Liberdade, constitucionalmente garantido.

A ameaça é clara e por parte o chefe do poder executivo municipal, fato público e notório. Portanto estamos na iminência de mais um decreto autoritário que fere direitos fundamentais", declarou o advogado, que também é pré-candidato a vereador, para a reportagem.

Salvador enfrenta uma semana de antecipação de feriado e suspensão de atividades essenciais. Desde a última segunda-feira (25), os feriados de São João, Independência da Bahia e Nossa Senhora da Conceição foram antecipados para evitar que as pessoas saiam de casa. Ainda sim, a taxa de isolamento social ainda está em índices insatisfatórios.

"Se uma parte da população insistir em descumprir as determinações, fazendo festa, provocando aglomerações, não teremos outra alternativa a não ser decretar o toque de recolher em Salvador. Não é o que queremos, mas não podemos aceitar atitudes de desrespeito à vida", escreveu Neto nas redes sociais.

 

BNwes/// Figueiredo