O nosso organismo pode gerar reações físicas como aquelas dores de cabeça, dores na coluna que não cessam, sabem? A depender do nosso estado emocional ou psíquico, isso é o que chamamos de somatização. Tendemos a pensar que mente e corpo são coisas separadas, mas não.
Nós, profissionais da saúde, também trabalhamos com a psicoeducação como forma de desconstrução de preconceitos e estereótipos acerca da saúde mental. Nossa mente afeta o corpo e vice-versa.
Recebo com muita frequência na clínica pacientes que relatam manchas roxas pelo corpo, uma forma dessa mente pedir por cuidado, o que muitas vezes negligenciamos e não percebemos que nossa sobrecarga, estresse, autocobranças excessivas podem estar relacionados com essa situação, ou seja, o emocional encontrou uma forma de avisar: Não estou bem! Quem cuida também precisa de cuidados.
Em um contexto contemporâneo marcado pelo imediatismo, onde nossa própria sociedade nos cobra cada vez mais produtividade, percebemos que muitas pessoas têm dificuldade em desacelerar, em se permitir a pausas e descansos.
É muito importante estarmos atentos às marcas que nosso corpo nos apresenta, refletindo melhor sobre como estamos lidando com nossos problemas e nossas questões emocionais. A terapia é um local seguro e necessário para que você comece a olhar para si mesmo.