
O deputado federal, Leo Prates (PDT-BA), conversou com o PS Notícias, na manhã desta terça-feira (29), e comentou a adesão do partido do qual faz parte à base de apoio ao governo da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia.
Na segunda-feira (28), o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, afirmou esperar por um desfecho positivo da questão, com um anúncio sendo realizado na sexta-feira (2). Antes de o martelo ser batido, reuniões serão realizadas entre o Executivo estadual e nomes ligados ao PDT, a exemplo de Felix Mendonça Jr (presidente estadual do partido) e Carlos Lupi (presidente nacional da sigla).
“Nós vamos fazer uma reunião na quarta [amanhã] com os prefeitos do PDT, os oito prefeitos e os vice-prefeitos, vamos fazer uma agenda. O partido convidou o governador para esse evento, com os seus prefeitos, então nós vamos participar”, disse Loyola.
“Na quinta nós vamos ter um almoço com o ministro da Previdência, que é o presidente do PDT, Carlos Lupi, e na sexta-feira a gente pretende fazer esse anúncio do PDT na base do governo do Estado”, completou o titular da Serin.
Decisão sobre Apoio ao Governo
Procurado pela reportagem para falar sobre o assunto, Leo Prates foi questionado se, diante do movimento do partido, permaneceria ou deixaria o ninho pedetista. Ele afirmou ter conversando com Carlos Lupi e deixado claro suas necessidades.
“Conversei com o Ministro Carlos Lupi e ele entendeu minha posição: permaneço na oposição ao governo da Bahia”, garantiu o congressista, ressaltando, porém, o desejo de permanecer no partido.
Leo Prates relembrando cenário de 2022
Prates, para referendar a sua decisão, relembrou um caso nas eleições 2022. Na oportunidade, o ex-prefeito de Araci, Silva Neto (PDT), pediu a “benção” de Félix Mendonça Jr, para apoiar Jerônimo Rodrigues, mesmo com o partido dando suporte a ACM Neto na disputa ao Governo da Bahia.
“Meu desejo é permanecer no partido. Na eleição passada, de 22, o Silva Neto foi candidato e mesmo o partido apoiando ACM Neto, recebeu autorização do presidente Félix [Mendonça Júnior] de apoiar Jerônimo Rodrigues. Então, solicitei a [Carlos] Lupi o mesmo tratamento ter a liberdade de apoiar ACM Neto [em 2026]”, comentou.