40 dias no cargo

Andrea Mendonça pede exoneração da Secretaria do Mar; Entenda

Filiada ao PDT, a ex-vereadora de Salvador estava no cargo há 40 dias

Andrea Mendonça. Foto: Vagner Souza/PS Notícias
Andrea Mendonça. Foto: Vagner Souza/PS Notícias

A ex-vereadora de Salvador, Andrea Mendonça, pediu exoneração da Secretaria do Mar. Ela estava no cargo desde o dia 10 de março deste ano e sua saída acontece após o rompimento do seu partido, o PDT, com o grupo do prefeito Bruno Reis (UB).

O rompimento da aliança política foi confirmado pelo prefeito Bruno Reis na noite desta terça-feira (29). O movimento acontece em meio à reaproximação do PDT com a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), adversário político de Bruno Reis e do ex-prefeito ACM Neto (UB).

A expectativa é que a adesão do PDT ao grupo petista aconteça até a próxima sexta-feira (2). O “casamento” já vinha se desenhando há algum tempo, com o desejo tanto por parte do governador, quanto por parte do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior. O dirigente partidário, em 2024, já havia sinalizado insatisfação com algumas decisões tomadas pelo União Brasil na formação das chapas para as eleições municipais.

Dificuldade

Ao anunciar o rompimento, o prefeito Bruno Reis argumentou que o movimento do PDT no estado da Bahia e no cenário federal dificultou a manutenção da aliança para as eleições de 2026.

“Entendo que o presidente do PDT, sendo ministro do governo do PT, seria muito difícil mantermos nossa aliança para 2026. Agradeço ao partido pelo apoio nas minhas duas últimas eleições mas, a partir de agora, seguimos caminhos diferentes”, disse o prefeito.

Bruno afirmou ainda que integrantes do partido que são seus aliados devem continuar em sua base política.

“Tenho a convicção de que diversos amigos e parceiros do PDT seguirão o nosso projeto político em Salvador e na Bahia”, salientou.

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.