A brasileira Inah Canabarro Lucas, considerada a pessoa mais velha do mundo, morreu nesta quarta-feira (30), aos 116 anos. Ela era freira e morava em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
“No dia de hoje, abraça a ressurreição a Irmã Inah Canabarro, rendemos graças pela doação e entrega, pedimos que o Senhor, Pai de bondade, receba-a e acolha-a em seu infinito amor!”, lamentou a congregação Companhia de Santa Teresa de Jesus.
De acordo com informações da Arquidiocese de Porto Alegre, Inah foi registrada no cartório no dia 8 de junho de 1908, no entanto, amigos e familiares afirmam que ela nasceu em 27 de maio, e que os pais demoravam para fazer o registro.
Com a morte da brasileira, o título de pessoa mais velha do mundo passa para Ethel Caterham, de Surrey, na Inglaterra. Atualmente, ela tem 115 anos e 252 dias, de acordo com o LongeviQuest.
Quem era Inah Canabarro Lucas?
A gaúcha era bisneta do general David Canabarro, um dos líderes da Guerra dos Farrapos (1835-1845). Sua vida religiosa teve início aos 16 anos, quando ela começou a estudar no internato de Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento. Aos 19, ela ingressou na Companhia de Santa Teresa de Jesus.
Além disso, ela foi professora de português, matemática e desenho artístico e chegou a lecionar para o general João Figueiredo, último presidente da ditadura militar, no jardim de infância.
Irmã Inah chegou a morar em Montevidéu, no Uruguai, e no Rio de Janeiro. No entanto, retornou ao Rio Grande do Sul.
Além da religião, ela tinha como paixão o futebol, e era torcedora do Internacional.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.