A oposição em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador, anunciou que ingressará na Justiça com um pedido de afastamento de Cacau da Mata, conhecido como Cacau da Mata, do cargo de secretário municipal de Infraestrutura. Ele é filho da prefeita Nilza da Mata (PSD) e ocupa o cargo desde o início da gestão da mãe, em janeiro de 2021.
Segundo denúncia, o secretário teria invadido o hospital municipal da cidade, no último dia 1º de maio, supostamente alcoolizado, e tentado agredir fisicamente um médico plantonista, exigindo atendimento imediato para um parente, conforme o Bnews. O profissional registrou boletim de ocorrência na delegacia local e também encaminhou a denúncia ao Conselho Regional de Medicina (CRM).
“Ele me tirou do banho à força, exigindo atendimento para um paciente que já estava sendo assistido por outros profissionais”, relatou o médico.
Acusações contra filho da prefeita em Passé
Além do episódio no hospital, a oposição aponta que Cacau da Mata não possui qualificação técnica comprovada para o cargo e o acusa de ter usurpado funções da prefeita, como suposta falsificação de assinaturas em contratos da Secretaria de Infraestrutura. A gestão municipal administra um orçamento superior a R$ 250 milhões anuais.
Para Angelo Santana, líder da oposição e candidato a prefeito pelo PT derrotado nas eleições de 2024, a permanência do secretário no cargo viola os princípios da administração pública, como moralidade e impessoalidade.
“Experiência em empresa familiar não o qualifica para ocupar um cargo estratégico da gestão municipal. No setor público, o objetivo é o bem-estar coletivo, muitas vezes contrário ao interesse privado”, declarou.
Cacau da Mata deverá responder a uma ação por improbidade administrativa, movida pela bancada de oposição na Câmara Municipal de São Sebastião do Passé.