Você também?

Brasileiros estão consumindo menos álcool, aponta pesquisa

Cerca de 53% dos entrevistados afirmam ter bebido menos no último ano

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi

Os brasileiros estão consumindo menos álcool, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha neste fim de semana. De acordo com os dados, 53% dos entrevistados afirmam ter bebido menos no último ano. Em contrapartida, 12% aumentaram o consumo e, para 35% não houve mudanças.

Os que não bebem, utilizam danos à saúde (34%) como justificativa. Além disso, há os que não gostam do sabor (21%), os religiosos (13%), os que evitam devido ao histórico familiar de dependência (8%), os que não gostam do comportamento de pessoas alcoolizadas (7%), bem como aqueles que tem medo (7%) ou não têm interesse (3%).

Entre os que bebem, 20% dos entrevistados costumam consumir álcool entre uma e duas vezes na semana. Aqueles que bebem uma vez no mês ou menos são 13%, seguido dos que ingerem quinzenalmente (10%), entre cinco e sete vezes na semana (3%) e entre três e quatro vezes na semana (3%).

Quantidade, renda e faixa etária

Deles, a maioria (81%) considera beber em quantidade adequada. No entanto, 11% afirmam consumir mais do que deveriam e 7% muito mais.

No critério de renda, os brasileiros com salários mais altos tendem a beber mais. Segundo o levantamento, 64% dos que ganham de 5 a 10 salários mínimos e 59% dos que recebem mais de 10 salários mínimos costumam ingerir bebidas alcoólicas. Entre os com renda de até 2 salários mínimos, a maioria (57%) não bebe.

Considerando a faixa etária, o consumo é mais frequente entre quem tem 18 e 34 anos (58%). Bebe menos o grupo com 60 anos ou mais (35%). Entre os adolescentes de 16 e 17 anos, que por lei não deveriam ter acesso a bebidas, 27% afirmam que consomem álcool.

No total, o Datafolha ouviu 1.912 pessoas, em 113 municípios brasileiros, entre os dias 8 e 11 de abril. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.

Foto: Freepik

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.