Rifas ilegais

Vídeo mostra influenciador Franklin Reis deixando prisão após determinação do uso de tornozeleira; assista

A Polícia Civil prendeu Franklin no dia 9 de abril, durante a Operação Falsas Promessas 2

Foto: Reprodução/TV Aratu
Foto: Reprodução/TV Aratu

Um vídeo exibido pela TV Aratu na manhã desta terça-feira (6) mostra o momento em que o influenciador Franklin Reis deixa a prisão, em Salvador, usando tornozeleira eletrônica. Ele teve a prisão preventiva substituída por medidas cautelares após decisão da Justiça baiana, assinada no domingo (4) e divulgada na segunda-feira (5).

A Polícia Civil prendeu Franklin no dia 9 de abril, durante a Operação Falsas Promessas 2, que investiga um esquema de rifas ilegais com resultados supostamente manipulados. Segundo a corporação, a organização criminosa usava as redes sociais para divulgar os sorteios e direcionar os prêmios a integrantes do próprio grupo.

A decisão judicial que garantiu a liberdade do influenciador também beneficiou o policial militar Alexandre Tchaca, nome verdadeiro Lázaro Andrade. Ele foi solto ainda na noite de segunda (5), após passar quase um mês custodiado no Batalhão de Choque da PM. Assim como Franklin, o PM também usará tornozeleira eletrônica.

Os dois estão proibidos de divulgar rifas, de deixar o município onde moram por mais de dez dias sem autorização judicial e devem cumprir outras medidas cautelares.

Além de Franklin e Tchaca, outros três investigados na operação receberam as mesmas condições para responder em liberdade. A Justiça manteve a prisão de José Roberto Santos, conhecido como Nanam Premiações, apontado como o chefe do esquema. Ao todo, dez pessoas seguem presas por envolvimento no caso.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.