Política

Deputada pede que STF afaste Ednaldo Rodrigues da Presidência da CBF

Parlamentar que pediu afastamento de Ednaldo Rodrigues junto ao STF se baseia em perícia

Deputada pede que STF afaste Ednaldo Rodrigues da Presidência da CBF
Staff Images/CBF

A deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) protocolou, nesta segunda-feira (5), uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A parlamentar alega irregularidades no acordo que garantiu a permanência do dirigente no cargo, além de denúncias de gestão temerária na entidade.

De acordo com o Estadão, a solicitação ocorre após perícia técnica questionar a veracidade da assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, ex-vice-presidente da CBF, no documento que respaldou judicialmente o mandato de Ednaldo Rodrigues. A assinatura foi apresentada como base para o acordo homologado em fevereiro deste ano, que confirmou a presidência de Ednaldo na entidade máxima do futebol brasileiro.

Problemas de saúde e suspeita de simulação

A deputada destaca no documento que Coronel Nunes, de 86 anos, sofre de déficit cognitivo decorrente de um tumor cerebral e de cardiopatia grave, conforme registrado judicialmente e atestado por laudo médico assinado pelo Dr. Jorge Pagura, chefe do Departamento Médico da CBF. Segundo o médico, a condição de Nunes teria se agravado após uma cirurgia em 2023, o que colocaria em dúvida a sua plena capacidade para firmar acordos legais.

A perícia anexada à petição aponta ainda inconsistências cronológicas: a assinatura do nome de Nunes teria ocorrido em 19 de janeiro, cinco dias antes da formalização do acordo, conferindo a um procurador poderes para pleitear a homologação de um documento que ainda não existia à época.

Repercussão política envolvendo Ednaldo Rodrigues

O caso gerou repercussão nos bastidores do Congresso Nacional. Parlamentares articulam a convocação de Ednaldo Rodrigues para prestar esclarecimentos sobre o tema, após fracassadas tentativas anteriores de ouvi-lo em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

Na petição, Daniela do Waguinho afirma:

“Pugna-se para que (…) seja determinado o afastamento imediato do Sr. Ednaldo Rodrigues do cargo de Presidente da CBF, tendo em vista as evidências suficientes que apontam a ocorrência de simulação no âmbito do referido acordo e as graves denúncias de gestão temerária.”

Até o momento, Ednaldo Rodrigues não se manifestou publicamente sobre o pedido da parlamentar.