Novos pedágios

Deputados sobem o tom contra proposta de concessão para BR-324 e BR-116

A nova concessão abrange 663 quilômetros de rodovias, incluindo os trechos entre Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista

Foto: Divulgação/ANTT
Foto: Divulgação/ANTT

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (6), em Feira de Santana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou o projeto para concessão das rodovias federais BR-324 e BR-116. As estradas são administradas pela concessionária ViaBahia, que encerrará o contrato no próximo dia 15 de maio.

De acordo com a ANTT, a previsão é que o contrato de concessão com uma nova empresa tenha duração de 30 anos. Dentro dessa proposta, um detalhe gerou indignação entre a população baiana, e especialmente entre políticos: o trecho entre Salvador e Feira de Santana poderá ter um custo total de R$ 25,00 com tarifas de pedágios. Atualmente, são duas praças instaladas entre as duas cidades com custo aproximado de R$ 7,00. No entanto, o novo projeto prevê a implantação de mais dois pedágios.

Críticas ao Projeto

O deputado Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo na Assembleia Legislativa (Alba), cobrou transparência da ANTT.

“A nova concessão precisa ser técnica, transparente, participativa e justa. Chega de contratos abusivos e promessas vazias. É inadmissível que o processo de relicitação já esteja em curso antes mesmo da devolução formal da atual concessão. A pressa só favorece novos erros”, criticou Salles.

O parlamentar também classificou como “inaceitável” e “absurdo” o valor previsto para o trecho entre Salvador e Feira de Santana.

O deputado Robinson Almeida (PT) reiterou as críticas feitas pelo colega parlamentar.

“A ANTT quer empurrar goela abaixo do povo baiano um novo modelo de concessão das BRs 116 e 324 que pode aumentar o pedágio para até R$ 25 entre Salvador e Feira. Isso é inaceitável. O contrato atual com a ViaBahia nem acabou e já querem repetir os mesmos erros, com mais praças de pedágio, tarifas abusivas e um modelo que desconsidera os investimentos públicos que serão feitos nas rodovias”, argumentou o petista.

Rota 2 de Julho

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, o projeto de concessão, denominado Rota 2 de Julho, prevê R$ 24 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos com foco na ampliação de capacidade, modernização da infraestrutura e mais segurança para os usuários.

A nova concessão abrange 663 quilômetros de rodovias, incluindo os trechos entre Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Entre as melhorias previstas estão 356 quilômetros de duplicações, faixas adicionais, passarelas, viadutos e vias laterais.

A audiência pública realizada pela agência nesta terça-feira aconteceu em Feira de Santana. Nesta quinta (8), acontece uma nova audiência em Vitória da Conquista, às 14h, na sede do Sincomércio. Já no dia 16 de maio, está prevista outra sessão em Brasília, no auditório da ANTT.

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