Após a definição de que o estadunidense Robert Prevost, 69 anos, foi escolhido como novo papa, políticos na Bahia foram às redes sociais e externaram o que esperam de Leão XIV. O novo líder da Igreja Católica foi eleito nesta quinta-feira (8), dois dias após o início do conclave.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), desejou que o novo papa siga o legado de Francisco, o argentino Jorge Mario Bergoglio, falecido no último dia 21 de abril.
“Que Robert Prevost, o novo Papa Leão XIV, siga o legado do Papa Francisco em defesa da paz, da justiça social e da dignidade das pessoas mais vulneráveis. O papel do papa está além da religião católica e a gente espera que venha aí um papado de respeito às diferenças, solidariedade e amor ao próximo”, escreveu o chefe do Executivo soteropolitano na rede social X, antigo Twitter.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) desejou coragem ao novo líder da Igreja Católica.
“Que o novo papa construa um legado de paz, amor e acolhimento aos que mais precisam. Da Bahia, terra de fé e esperança, desejamos coragem e luz nessa missão espiritual”, disse o chefe do Executivo baiano.
O ex-governador da Bahia e senador Jaques Wagner (PT) disse esperar que o novo líder do catolicismo possa pregar mais cuidado com o meio ambiente.
“Ele terá a missão de seguir nos inspirando ao pregar mais amor, humanismo e cuidado com o meio ambiente. Desejo sorte ao novo pontífice e sucesso na sua trajetória”, afirmou.
Também ex-governador da Bahia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), frisou que o novo papa deverá fazer com que a igreja missionária abrace a todos que dela necessitam.
“Que Deus abençoe o Papa Leão XIV, o cardeal Robert Francis Prevost, dos EUA, e o guie na missão de levar palavras de paz, harmonia, fé e alegria ao mundo inteiro. Que Sua Santidade seja o líder de uma igreja missionária, que abraça todos que dela necessitam”, disse.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.