Em greve

Professores municipais fazem enterro simbólico das 'políticas nefastas' do prefeito Bruno Reis

O ato aconteceu na tarde desta sexta-feira (16), em frente a sede da prefeitura de Salvador

Sanny Santana /  PS Notícias
Sanny Santana / PS Notícias

Professores da rede municipal de ensino de Salvador fizeram um enterro simbólico do que consideram “políticas nefastas” prefeito Bruno Reis (UB). O ato aconteceu na tarde desta sexta-feira (16), na Praça Municipal, em frente a sede da prefeitura de Salvador.

O grupo de manifestantes depois saiu em passeata pelo Centro Histórico simulando uma marcha fúnebre.

A manifestação ocorre em meio à greve decretada na semana passada pelos professores. Os docentes reivindicam o pagamento do Piso Salarial Nacional, conforme previsto em lei. Os trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pela gestão municipal, que previa um reajuste de 6,27% no salário.

“Estamos aqui para pedir que nosso prefeito tenha sensibilidade de nos atender. Estamos pedindo o que está em lei. Não é nada bom que nossos professores estejam fora da escola. Ele planta um discurso que a mãe e a avó eram professoras, e tem um respeito pela categoria, mas não é nada disso”, reclamou a professora Wancleide Santana.

A educadora também reivindica melhores condições estruturais nas escolas municipais. “São escolas muito bonitinhas por fora, mas a realidade do chão da escola é muito diferente. Seu prefeito, tenha sensibilidade e cumpra a lei”, apela.

Greve dos professores do município

A greve dos professores já dura 10 dias e afeta mais de 131 mil alunos da rede municipal de ensino. Por meio de nota, a APLB-Sindicato exige que o piso salarial do magistério, previso para R$ 4.867,77, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC), seja pago pela prefeitura. Eles alegam que gestão paga pouco mais de R$ 3.070 e enfatizam que essa defasagem já dura mais de 10 anos.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.