A ministra da Cultura, Margareth Menezes, protagonizou um momento de descontração e celebração durante o desfile cívico do 2 de Julho, em Salvador. Ao lado da primeira-dama Janja Silva e de Tatiana Velloso, esposa do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, Margareth entrou no ritmo das fanfarras e dançou com entusiasmo ao som das tradicionais batidas baianas.
Com um toque carnavalesco, o trio de mulheres públicas se destacou no cortejo, que celebra a Independência da Bahia e é marcado pela mistura de civismo e identidade cultural. Sorridentes, elas interagiram com o público e mostraram leveza durante a caminhada, embaladas pelas fanfarras que percorriam o trajeto entre a Lapinha e o Terreiro de Jesus.
As ruas estreitas e sem opções de desvios ajudaram a proporcionar o calor humano típico da folia momesca. Mas a multidão ia atrás de carros comuns, ao invés de trios elétricos.
A cena, que rapidamente repercutiu nas redes sociais, foi vista como um símbolo da valorização da cultura popular e da presença feminina nos espaços de poder. Margareth, que é baiana e cantora de blocos afro, tem adotado uma postura próxima das manifestações culturais tradicionais em sua gestão à frente do Ministério da Cultura. E durante o desfile foi possível ver os dois papéis sendo exercidos com maestria: ministra da Cultura e cantora, um complementando o outro.
Entre passos de dança e acenos ao público, o jeito independente e forte do povo baiano ganhou destaque e logo conquistou o clima de festa de largo, que se estendeu até o Pelourinho.
Confira o vídeo:
Vídeo : Aparecido Silva | PS Notícias