Turismo

Vai viajar? Salvador retoma voo direto para o Panamá

Primeiro voo já tem data para acontecer

Panamá
Foto: Pexels

Os voos entre Salvador e a Cidade do Panamá, pertencente ao país homônimo, na América Central, serão retomados. O anúncio foi dado por Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária da pasta de Cultura e Turismo (Secult). Ela participou nesta quinta (3), no Aeroporto de Salvador, do evento pela Copa Airlines, companhia que irá operar a linha com destino ao país.

O primeiro voo está programado para o dia 7 de janeiro. Com a nova rota, pessoas vindas de todas as Américas poderão desembarcar diretamente em Salvador num voo da Copa Airlines, sem a necessidade de fazer conexão em outra cidade brasileira.

No sentido inverso, milhares de baianos poderão viajar a países como Estados Unidos, Costa Rica, Canadá, México e todo o Caribe sem precisarem passar por um hub mais ao sul do Brasil, como em São Paulo, economizando assim tempo e tornando as passagens mais baratas.

Foto: Pexels

Os voos serão feitos pela aeronave Boeing 737-800, configuradas com capacidade para 160 passageiros. Salvador será o único destino no Nordeste a se conectar com países das Américas.

“Essa nova frequência representa uma rota estratégica, que abre portas não apenas para o Panamá, mas para toda a América Central, Caribe e América do Norte, ampliando as possibilidades de intercâmbio turístico e cultural, inclusive na perspectiva dos afroempreendedores”, ressaltou a vice-prefeita.

Bastidores da negociação

A rota entre a capital baiana e a Cidade do Panamá já ocorreu entre julho de 2018 e março de 2020, e foi encerrada por conta da pandemia da covid-19.

Segundo as informações oficiais, as conversas para a retomada da operação começaram no ano passado entre integrantes da Secult e dirigentes da Copa Airlines. Em maio deste ano, inclusive, a própria vice-prefeita foi ao Panamá para intensificar o diálogo e apresentar o plano da Prefeitura.

Raphael de Lucca, Country Manager Brasil da Copa Airlines, destacou que a rota aprofunda inclusive as relações comerciais do Brasil com o Panamá, país que neste ano formalizou a sua entrada como Estado Associado ao Mercosul.

“Claro que quando a gente fala de um destino novo, a gente pensa logo no turismo, até porque a vocação natural da Bahia é o turismo. Mas, junto do turismo, também vem o comércio, e o Panamá está agora no Mercosul. Essa foi uma volta que foi trabalhada por muitas mãos e durante muito tempo, por isso quero agradecer a todos que estiveram envolvidos”, disse na coletiva.

Foto: Adam Vidal/Secom PMS

Também presente ao evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que está estreitando os laços com a Secult para fortalecer a infraestrutura turística de Salvador.

“A gente está combinando aqui uma parceria de inteligência de dados, de modal, de inovação, de tudo o que a Embratur vem produzindo de infraestrutura, para que possa ser uma realidade municipal também. Tudo o que a gente produz lá tem que acontecer também nas cidades, porque as cidades são determinantes. Ninguém vive no estado ou no país, as pessoas vivem nas cidades, e elas são decisivas para a gente pensar no turismo”, disse.


>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.